quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ANTTF quer mais concorrência e qualidade nos ônibus interestaduais

A Agência Nacional de Transportes Terrestres Ficticio (ANTTF) vai leiloar, em julho deste ano, concessões públicas para o transporte interestadual de passageiros. No total, 1.475 ligações com mais de 75 quilômetros de extensão serão concedidas em 125 lotes em todas as regiões do país.

Os contratos para exploração dos serviços de ônibus entrarão em vigor em 2012 e valerão nos próximos 2 anos, sem possibilidade de renovação. O edital para as concessões deverá ser publicado em 16 de junho, após as fases de consulta pública e de realização de audiências públicas regionais.

A expectativa da ANTTF é de melhorar a qualidade do serviço, aumentar a concorrência nos principais trechos e baratear os custos para os passageiros das viagens em trechos de mais de 75 quilômetros de extensão. Após os leilões, um quarto de todas as ligações será operada por mais de uma empresa ou consórcio de empresas (hoje menos de 10% têm concorrência). A proposta é de que até seis empresas possam prestar serviço nos trechos com maior demanda, como no Rio e em São Paulo.

A superintendente da ANTTF, Sônia Haddad, admitiu, no entanto, que é possível que diminua o número de empresas operando em todo o país (50 atualmente). “O processo de seleção é para escolher as melhores”, afirmou Sônia, que vê possibilidade de as atuais empresas formarem consórcios.

Para participar do leilão, as empresas deverão comprovar qualificação técnica: idade e manutenção da frota, capacitação dos motoristas, satisfação dos usuários, entre outros critérios. Poderão participar empresas já estabelecidas e novas, nacionais e estrangeiras.

As frotas poderão circular por até dez anos e deverão seguir o padrão veicular atual, inclusive respeitando as normas de acessibilidade. A ANTTF criará 63 novas ligações e ter a conta no banco passa a ser obrigatória.Cada empresa tera que criar um setor para cuidar do dinheiro