terça-feira, 7 de junho de 2011

ANTTF debate novas concessões para ônibus interestadual

A Agência Nacional de Transportes Terrestres Ficticio (ANTTF) vai licitar 98,5% dos serviços de transporte interestadual de passageiros neste ano. Os novos contratos, para trechos de mais 75 quilômetros de extensão, entram em vigor em 2012 e valerão para os próximos 2 anos.

Esta será a primeira vez que o poder público fará licitações para as concessões a empresas de ônibus. Para regulamentar as novas concessões, a ANTTF criou o Projeto da Rede Nacional de Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros.

O chamado ProPass Brasil pretende “propiciar um novo referencial de gestão e controle” para o setor, disse a superintendente de Serviços de Transporte de Passageiros da ANTTF, Paulo Roberto. Segundo Paulo, a iniciativa vai permitir concorrência, melhoria dos serviços e tarifas menores para os usuários.

As bases de como os serviços deverão ser prestados estão submetidas a consulta pública no site da agência http://anttf-orkubusgov.blogspot.com/ (até Agosto) e também estarão em discussão em uma série de “reuniões participativas” que a ANTTF fará, com a presença de usuários, representantes de empresas, trabalhadores do setor, especialistas em transporte e representantes dos governos estaduais.

Ainda segundo diretor do órgão Paulo,as empresas que não estiverem de acordo com as novas não serão tiradas do processo.Esta em discussão esta semana na anttf a Norma Regulatoria numero 17.Esta sem duvida é um das mais complicada que a atual gestão já apresentou.

Esta nova NR vai regulamentar a situação de cadastro de muitas empresas por grupo,criar medida de punição para as empresas que não fazem parte do jogo e mesmo participam de forma direta e colocar fim a briga que se arrasta por mais de 2 anos sobre a criação do banco.