sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Expresso Eloi investe R$ 6,2 milhões em telemetria para 700 ônibus


- O Grupo Expresso Eloi - holding de origem paulistana que administra 5 empreendimentos - investiu R$ 6,2 milhões em um projeto para levar sistemas de telemetria a 700 ônibus que operam nas empresas Expresso Eloi e Viação Braview.

Até o final do ano, os veículos serão equipados com câmeras de vídeo, GPS, computador de bordo e interligados a um Centro de Controle Operacional (CCO), que terá uma comunicação direta com o motorista e acompanhamento da viagem em tempo real.

A empresa estudou tecnologias e fornecedores para suportar o projeto durante dois anos. A solução adotada permite medição, registro à distância de parâmetros e comunicação remota com o veículo.

"O sistema não mede apenas velocidade, inclinação, consumo de combustível e coisas padrão, mas também filma o motorista e a estrada", comentou Roberto Eloi, gerente de TI do Grupo Expresso Eloi, em conversa recente com a InformationWeek Brasil. O executivo explica que tal postura deve-se ao fato de que muitas vezes é difícil compreender motivos de eventuais incidentes no trajeto.

A expectativa é que a solução traga mais segurança às viagens, bem como mais precisão e agilidade na gestão. Segundo a companhia, atualmente, 80% da frota já têm o computador de bordo instalado e está interligada ao CCO de onde é possível saber onde cada ônibus está e o tempo que levarão para completar a viagem. Já as câmeras estão funcionando em 100 ônibus. .