A decisão, em caráter emergencial, foi tomada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp Virtual).De acordo com a assessoria de imprensa da Artesp virtual, a medida é uma retomada cautelar das linhas operadas pela empresa.
A decisão foi tomada em virtude da falta de estrutura e grande de problemas encontrados na comunidade da empresa.
A Artesp virtual informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não há prazo determinado para a substituição.
Ainda segundo a assessoria, a medida tomada tem a finalidade de tomar uma decisão mais rápida do que o processo que já corre e pode cassar a permissão da empresa. Entretanto, a assessoria não soube especificar qual será a nova empresa que atuará no lugar da empresa. A Itamarati virtual continua em operação até a substituição.
A Artesp Virtual já abriu negociação para escolher a nova companhia de viação que vai operar as linhas regionais. Paralelamente à retomada cautelar, o processo administrativo que pode culminar na cassação da permissão da empresa continua em andamento, mas ainda não tem prazo para terminar.
De janeiro a novembro, a fiscalização da Artesp virtual aplicou 202 multas à Itamarati.Ainda segundo a nota outras empresa estão indo para o mesmo caminho.